O mercado de construção civil é fundamental para o bom desempenho da economia brasileira. Mesmo nos momentos mais difíceis da história do país, o setor consegue gerar emprego e renda. Prova disso é que, apenas nos primeiros 2 meses de 2022, o setor foi responsável pela geração de 75.615 novos empregos com carteira assinada.
Neste artigo, vamos te mostrar como está o mercado de construção civil, quais são os principais desafios para os profissionais da área e listar algumas tendências do setor. Vamos lá?
Panorama do mercado de construção civil
Em 2021, mesmo com todos os desafios trazidos pela pandemia, a construção civil registrou o seu melhor desempenho desde 2010 e cresceu 9,7%. Para 2022, a expectativa é que os resultados positivos continuem, mas os especialistas pedem atenção ao futuro. Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o PIB da construção deve crescer 2,5% ao longo de 2022.
Ieda Vasconcelos, economista da CBIC, lista a redução da alíquota de importação do aço e o aumento dos subsídios do Programa Casa Verde e Amarela como fatores positivos para os resultados do setor.
“Entretanto, a preocupação com o persistente aumento nos custos, a queda na renda real das famílias e o aumento dos juros contribuem para manter a cautela com os próximos meses”, afirma a economista em sua análise para o Informativo Econômico da CBIC.
A pandemia fez com que as pessoas ficassem mais tempo dentro de casas e, consequentemente, se preocupassem mais com o conforto dos seus lares. Essa mudança de perspectiva influenciou o volume de contratações de profissionais da construção civil. Nos primeiros 5 meses do ano, o setor criou 155.507 novos postos de trabalho.
Principais desafios
A pandemia intensificou o uso da tecnologia na construção civil. Afinal, os profissionais da área tiveram que se reinventar para planejar e acompanhar o desenvolvimento das obras e respeitar as normas de distanciamento social. Ao mesmo tempo, a preocupação com o impacto causado pela área dos recursos naturais também aumenta cada vez mais.
Além disso, as pessoas estão cada vez mais ligadas à tecnologia e buscam por soluções mais inteligentes quando vão construir, comprar ou reformar um imóvel.
Tudo isso impacta na rotina de quem trabalha no mercado de construção civil e exige que, além de atenção às normas e legislações do setor, os profissionais se mantenham atualizados sobre novas práticas, materiais e tecnologias.
Outro desafio importante é equilibrar os preços com a qualidade do serviço oferecido. De acordo com o Índice Nacional do Custo da Construção (INCC), entre janeiro de 2020 e março de 2022, a inflação registrada para materiais e equipamentos usados pelo setor ficou em 51,21%. Além disso, a alta taxa de juros impacta o poder de compras dos brasileiros — o que também influencia a construção e venda de imóveis.
5 tendências do mercado de construção civil
A construção civil é uma área muito dinâmica. Afinal, é preciso se adaptar às constantes mudanças relacionadas aos desejos e necessidades da sociedade. A seguir, separamos 4 tendências importantes do setor. Confira!
1. Energia e produtos sustentáveis
- contêineres reciclados;
- argamassa de argila;
- bioconcreto;
- painéis solares.
2. Drones
- identificação de falhas durante a obra;
- monitoramento do trabalho dos funcionários;
- acompanhamento do desenvolvimento de obra;
- medição e modelagem 3D.
3. Locação de equipamentos
Não é de hoje que o aluguel de equipamentos é uma tendência mundial. Na maioria dos casos, é mais viável realizar a locação de equipamentos necessários para atender as necessidades temporárias de uma obra que comprá-los.
Adotando essa estratégia, o responsável pela construção precisa desembolsar uma quantia menor de dinheiro, não precisa se preocupar com a manutenção das ferramentas, entre outros benefícios.
4. Impressão 3D
Na construção civil, a impressão 3D é utilizada desde o desenvolvimento de protótipos até a impressão de prédios inteiros. Atualmente, o maior prédio impresso com essa tecnologia fica em Dubai, tem dois pavimentos — 640 m² de área e 9,5 m de altura.
O processo de impressão em 3 dimensões ajuda a reduzir custos, diminuir desperdícios e otimizar as etapas da construção. Com tantas vantagens, dá para entender o motivo dessa tecnologia ser cada vez mais utilizada na área, não é verdade?
5. Automação residencial
A automação de projetos residenciais já é uma realidade e a tendência é que a inclusão desse tipo de sistema fique ainda mais popular nos próximos anos — com a ajuda da redução dos valores dessas tecnologias.
Muita gente sonha em morar em um imóvel inteligente, que tenha um sistema de automação capaz de tornar o dia a dia mais seguro, confortável e prático. Fechaduras eletrônicas, acionamento remoto de lâmpadas e ar-condicionado, controle automatizado de cortinas e janelas, são alguns exemplos de soluções que podem ser aplicadas.
Como vimos, a expectativa é que a construção civil tenha bons resultados nos próximos meses, mas existem vários fatores que merecem a atenção dos profissionais da área. Não tem outro jeito: as empresas do setor precisam se adaptar e se aprimorar para seguir competitivas apesar dos desafios.
Esperamos ter ajudado você a entender um pouco mais sobre o atual cenário do mercado de construção civil. Siga a Casa Platina nas redes sociais para não perder outros conteúdos: estamos no Facebook e no Instagram! Em caso de dúvidas, fale conosco!